Objetivo Didático: ensinar aos alunos como utilizar uma calculadora.
Materiais: duas ou quatro calculadoras idênticas, dois dados de seis lados.
Objetivo: exceder a capacidade do display de sua calculadora.
Atenção: o display da calculadora científica pode não “explodir”.
Cada jogador deve ter sua calculadora que deve digitar o número 1. Em turnos alternados os jogadores lançam os dados e realizam as operações indicadas. O jogador que primeiro “explodir” a capacidade de dígitos do display da calculadora vence.
Temos dois tipos de dados: um dado numérico, que será mantido com os números; e o dado de operações onde cada face recebe um símbolo diferente: + , – , x , ÷ , Nx , (N2)2.
Os quatro primeiros símbolos representam as quatro operações adição, subtração, multiplicação e divisão. Por exemplo, ao se lançar os dados as obter + e 4, indica que se deve somar 4 ao número que está no display.
O símbolo Nx representa a operação de potência onde o N é o valor que está no display e x é o valor da face do outro dado. Por exemplo, ao se lançar os dados as obter Nx e 3, indica que o valor do display deve ser elevado a terceira potência (ao cubo).
O símbolo (N2)2 indica que o valor do display deve ser elevado ao quadrado duas vezes, ou seja, o valor do display deve ser elevado ao quadrado e o resultado deve ser novamente elevado ao quadrado. Neste caso o valor do dado numérico deve ser desconsiderado.
Variação 1: use 0 em vez de 1, como o ponto de partida, ou defina um valor alto como ponto de explosão;
Variação 2: para aumentar o tempo de jogo substitua a notação (N2)2 por √N, assim deve-se realizar a operação de raiz quadrada;
Variação 3: se apenas uma calculadora está disponível, os jogadores alteram em realizar as operações na mesma calculadora e o jogador que "explode" o display perde o jogo ( é uma variação da batata quente).
Variação 4: use dados de jogos de RPG com 4, 8, 10, 12 e 20 lados;
Variação 5: invente novas operações ou combinações de operações;
A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.
Fonte: PALLAS, Norvin. BEHR, Joyce. Calculator: Puzzles, Tricks & Games. New York: Sterling Publishing, 1.977.
Comentários
Vindo dos Educadores Multiplicadorespara te conhecer. ..
Ótima dica de aula para trabalharmos com a calculadora. Obrigada por compartilhar!
Te desejo muito sucesso sempre!
Tenha um ótimo feriado!
Abraços da Bia! ♡
Vindo dos Educadores Multiplicadorespara te conhecer. ..
Ótima dica de aula para trabalharmos com a calculadora. Obrigada por compartilhar!
Te desejo muito sucesso sempre!
Tenha um ótimo feriado!
Abraços da Bia! ♡
Que bom que gostou! Espero que seus alunos gostem do jogo!
Sds!