O leitor está numa livraria em dúvida: leva o livro A ou o livro B? No livro A, resolve dar uma olhada no capítulo sobre funções lineares, e vê uma função f genérica descrita assim:
\mathrm{f \left ( x \right )=mx + c}
No livro B, vê a mesma função f descrita assim:
f \left ( x \right )=mx + c
E daí por fim escolhe o livro B. Talvez tenha confiado demais nas aparências: deixou o livro A e comprou o livro B não porque o B era mais bem escrito. mas porque era mais bem diagramado. Ao usar um editor de texto para escrever sobre matemática, o leitor faz bem se copia o visual de artigos e livros preparados com cuidado.
Funções quaisquer: itálico
A letra que dá nome a função deve estar em itálico. Se a função contiver constantes cujo valor não está determinado. escolha letras do começo do alfabeto para as constantes, e deixe-as em itálico. Se contiver constantes cujo valor é conhecido, como \pi ou e, veja qual o padrão mais comum: \pi aprece em itálico ou redondo, e é aparece somente em itálico.
Escolha um letra do fim do alfabeto para as variáveis, que sempre devem estar em itálico. Por exemplo, a função V abaixo produz o volume de uma esfera de raio r.
V \left ( r \right )=\frac{4}{3} \pi r^{2}
Note que algarismos e números aparecem sempre em redondo: sempre 2, mas nunca 2, 2 ou 2.
Operadores: redondo
Ao grafar operadores como \sin \; \left ( x \right ), \cos \; \left ( x \right ), \tan \; \left ( x \right ) e \ln \; \left ( z \right )., entre outros, use letras em redondo - mas não deixe de manter a variável em itálico, com um espaço entre o nome do operador e da variável.
A equação abaixo, obtida com o círculo trigonométrico (de raio igual a 1) e como o teorema de Pitágoras, expressa uma relação importante entre os operadores \sin \; \left ( x \right ) e \cos \; \left ( x \right ):
\sin ^{2} \; \left ( x \right )+\cos ^{2} \; \left ( x \right )=1
Se for conveniente, pode colocar o argumento do operador dentro de colchetes ou de parênteses:
\sin ^{2} \; \left ( \frac{\sqrt{x}}{x^{2}+1} \right )+\cos ^{2} \; \left ( \frac{\sqrt{x}}{x^{2}+1} \right )=1
\sin ^{2} \; \left [ \frac{\sqrt{x}}{x^{2}+1} \right ]+\cos ^{2} \; \left [ \frac{\sqrt{x}}{x^{2}+1} \right ]=1
De onde vem a palavra operador? Dado o símbolo de um operador, como \sqrt{} ou \sin, você pega o argumento do operador (que pode ser uma variável, uma incógnita, uma expressão, uma função) e realiza uma operação bem definida com o argumento.
Alguns operadores exigem dois argumentos, como é o caso de +\left ( a+b \right ) e de \div \left ( a\div b \right ).
Conjuntos e afirmações lógicas: itálico
Coloque em itálico o nome do conjunto e a letra que apresenta a afirmação lógica, seguindo a mesma lógica das funções e das variáveis. A exceção são as letras que representam os conjuntos numéricos que apresentam símbolos específicos: \mathbb{N}, conjunto dos números naturais; \mathbb{Z}, conjunto dos números inteiros; \mathbb{Q}, conjunto dos números racionais; \mathbb{I}, conjunto dos números irracionais; \mathbb{R}, conjunto dos números reais, e \mathbb{C} conjunto dos números complexos.
A\cup A=A
A\cap A=A
\left \{ x\in \mathbb{Q}\mid 0\leqslant x\leqslant 1 \right \}
q\Rightarrow p
Acima, o estudante escreveu duas afirmações sobre o conjunto A ("união de A com ele mesmo é A, e a intersecção de A com ele mesmo é A"), descreveu um intervalo com números racionais ("considere todos os números racionais entre 0 e 1, incluindo 0 e 1") e marcou uma implicação lógica ("se a afirmação q é verdadeira, a afirmação p é verdadeira, do contrário a implicação é falsa").
Pontos e retas: itálico
Também devem estar em itálico, em geral, pontos estão em maiúsculas (como o ponto P) e retas em letras minúsculas (como a reta t), mas essa regra não é obrigatória.
A afirmação abaixo, o estudante que diz: considere o plano cartesiano \left ( \mathbb{R}^{2} \right ), separe neste plano a linha t (Cuja equação está dada em função das coordenadas x e y), e considere os pontos P_{n} que não pertencem à reta t, mas que estão no máximo a 2 unidades de distância de cada ponto de t.
t=\left \{ \left ( x,y \right )\in \mathbb{R}^{2}\mid 2x+2y=3 \right \}
P_{n}=\left \{ \left ( x_{n},y_{n} \right )\in \mathbb{R}^{2}\wedge \left ( x_{n},y_{n} \right )\notin t \mid \left ( x-x_{n} \right )^{2} +\left ( y-y_{n} \right )^{2}\leq 4 \right \}
Unidade de medida: redondo
As unidades de medida devem estar em redondo, sem nenhum destaque, é o caso do metro (m), quilometro (km) e radiano (rad). Entre o número e a unidade de medida, deixe um espaço.
2\; \mathrm{km}=2.000\; \mathrm{m}
1\; \mathrm{rad}\cong 57^{\circ} \; {17}' \; {45}''
Matrizes, vetores e escalares
Há menos consenso sobre matrizes, vetores e escalares. Os autores mais cuidadosos usam letras maiúsculas em negrito para matriz (como A), letras minúsculas em negrito para o vetor (como b) ou minúscula com uma seta acima da letra (como \overrightarrow{\mathrm{b}}) e letra minúscula em itálico, mas não em negrito, para o escalar (como k).
\mathbf{b}=\left ( 1,3,-1 \right )
\mathbf{c}=\left ( -2,1,6 \right )
\mathbf{b+c}=\left ( -1,4,5 \right )
\mathbf{A}=\begin{bmatrix}
1 & 2\\
3 & 4
\end{bmatrix}
k=5
k\mathbf{A}=\begin{bmatrix}
5 & 10\\
15 & 20
\end{bmatrix}
Acima, o estudante somou dois vetores \mathbf{b+c} e, abaixo, multiplicou uma matriz por um escalar k\mathbf{A}.
Fonte:
As aparências revelam. Revista Cálculo: Matemática para Todos, edição 24, ano 2. São Paulo: Editora Segmento, 2.012.
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