Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Objetivos

 "A História mostra que os chefes de império que encorajaram o culto da Matemática, fonte comum de todas as ciências exatas, são também aqueles cujo reinado foi mais brilhante e cuja glória é mais duradoura." 
Miches Charles (1.783 + 97 = 1.880)
 
Imagine só! Você se matricula em curso para aprender a construir. O professor mostra para você um martelo, uma chave de fenda, uma chave inglesa...

Por meses o professor fala e por meses você faz anotações cuidadosas: o martelo é feito de madeira e aço; o cabo da chave de fenda é de plástico moldado; uma chave inglesa tem vinte e cinco centímetros...

Ao final do curso você pode saber muitos fatos sobre as ferramentas, mas ainda não saberia como usá-las... Saberia?

Não!

E você pode estar pensando: “Bom, isto não faz sentido! Porque alguém ensinaria o que são as ferramentas sem explicar como usá-las?”.

Está é uma boa pergunta e é exatamente como a Matemática vem sendo ensinada no Brasil há décadas.

Os alunos memorizam símbolos e fórmulas, mas eles não aprendem os conceitos, que estão no âmago da Matemática.

Em resumo: estávamos ensinando as ferramentas, mas não ajudando os alunos a aprender como usá-las.


*

Eu sei que a simples menção da palavra Matemática pode provocar um extremo nervosismo em alguns dos leitores de Matemática Nua & Crua. Aquele mesmo tipo de nervosismo que você sentia nas aulas de Matemática no segundo grau, onde rezava para que o professor não chamasse seu nome, porque você era péssimo nesta disciplina.

Entretanto, eu me sinto bem confiante de que nós podemos acalmar este seu nervosismo. Assim como muitos professores estão trabalhando para mudar a maneira como a Matemática é ensinada nas escolas, em todo o Brasil, educadores dinâmicos e profissionais inovadores estão encontrando maneiras de fazer com que a Matemática “faça sentido”.

Quem sabe você possa acabar descobrindo que é muito bom em Matemática. E na verdade por que não seria? Afinal você tinha todas as ferramentas... O tempo inteiro...


*

O blog Matemática Nua & Crua tem como objetivos: 
  • incutir nos jovens o gosto pelo estudo da Matemática, promovendo neles o interesse em sua aprendizagem independente e proporcionar-lhes conhecimentos adicionais nos currículos escolares;
  • proporcionar resolução de questões de vertibulares e concurso;
  • estimular a reflexão em educação matemática nos seus diferentes níveis.
Matemática não é um bicho de sete cabeças, você só precisa compreender, estudar e prestar muita atenção.
 
Um bom aluno terá um belo futuro. Se esforce, para alcançar seus objetivos.

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Inteligência?

Calcular Logaritmo de Cabeça

Seguidores

Google+ Followers