Gerar interesse para os alunos a aprender matemática é um desafio para os professores.
Atualmente, a Internet oferece muitas possibilidades, mas no dia em que os filhos estão com muitas situações em que saber como aplicar os conceitos matemáticos são absolutamente essenciais.
O professor deve aproveitar todas as oportunidades e o que tem ao seu alcance para despertar a curiosidade de seus alunos e para que eles possam verificar a real necessidade de resolver seus próprios problemas através da aplicação de conceitos e operações matemáticas.
A seguir apresento algumas ideias que podem ser úteis na melhoria da aprendizagem da matemática:
- Matemática na Vida Real: no dia, os alunos se deparam com situações que podem servir para introduzir conceitos matemáticos, como ir para o mercado comprar doces, repartir um bolo ou lanche entre os amigos, calcule quanta a água comporta em um recipiente, quanto custa realmente a receita de um bolo, etc;
- Jogar com a Matemática (online): a internet disponibiliza muitos jogos simples que, inadvertidamente, as crianças podem implementar operações aprendidas: como sudokus, jogos tipo RPG, etc;
- Jogos Matemáticos: além da internet temos muitos jogos que se baseia em conceitos matemáticos, como o monopólio ou o banco imobiliário, alem disso o professor pode construir vários jogos matemáticos didáticos com o auxilio dos alunos;
- Matemática na Internet: este é um motivador para os alunos verificarem que a matemática não é chata. As tarefas podem ser apresentados aos alunos na forma de exercícios e jogos
disponibilizados na internet, na forma de jogos, em redes sociais, pelo envio por e-mail, etc;
- Histórias que contextualiza a Matemática: na história podemos encontrar muitos fatos importantes envolvendo a matemática, alem disso temos vários escritores de histórias simples, originais e muito eficazes para os mais jovem sejam gradualmente introduzidos na matemática, como é o caso de Malba Tahan e seu livro "O Homem que Calculava".
Como você pode notar, existem inúmeras maneiras de despertar o interesse do aluno para a matemática.
O você tem colocado em prática? Compartilhe os resultados!
Comentários