Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Matemática não é Chata

Gerar interesse para os alunos a aprender matemática é um desafio para os professores.
  
Atualmente, a Internet oferece muitas possibilidades, mas no dia em que os filhos estão com muitas situações em que saber como aplicar os conceitos matemáticos são absolutamente essenciais. 

O professor deve aproveitar todas as oportunidades e o que tem ao seu alcance para despertar a curiosidade de seus alunos e para que eles possam verificar a real necessidade de resolver seus próprios problemas através da aplicação de conceitos e operações matemáticas.

A seguir apresento algumas ideias que podem ser úteis na melhoria da aprendizagem da matemática:

  • Matemática na Vida Real: no dia, os alunos se deparam com situações que podem servir para introduzir conceitos matemáticos, como ir para o mercado comprar doces, repartir um bolo ou lanche entre os amigos, calcule quanta a água comporta em um recipiente, quanto custa realmente a receita de um bolo, etc;
  • Jogar com a Matemática (online): a internet disponibiliza muitos jogos simples que, inadvertidamente, as crianças podem implementar operações aprendidas: como sudokus, jogos tipo RPG, etc;
  • Jogos Matemáticos: além da internet temos muitos jogos que se baseia em conceitos matemáticos, como o monopólio ou o banco imobiliário, alem disso o professor pode construir vários jogos matemáticos didáticos com o auxilio dos alunos;
  • Matemática na Internet: este é um motivador para os alunos verificarem que a matemática não é chata. As tarefas podem ser apresentados aos alunos na forma de exercícios e jogos
    disponibilizados na internet, na forma de jogos, em redes sociais, pelo envio por e-mail, etc;
  • Histórias que contextualiza a Matemática: na história podemos encontrar muitos fatos importantes envolvendo a matemática, alem disso temos vários escritores de  histórias simples, originais e muito eficazes para os mais jovem sejam gradualmente introduzidos na matemática, como é o caso de Malba Tahan e seu livro "O Homem que Calculava".

Como você pode notar, existem inúmeras maneiras de despertar o interesse do aluno para a matemática.

O você tem colocado em prática? Compartilhe os resultados!

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Cruzadas Matemáticas

Seguidores