Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 19 - Vestibulinho Etec - 2° Semestre - 2.017

Designed by creativeart / Freepik
Uma brincadeira consiste em passar um anel condutor, de um extremo a outro de um fio retorcido, também condutor de eletricidade. Durante a brincadeira a chave deve permanecer fechada conectando a pilha ao circuito. O anel deve ser passado por toda a extensão do fio retorcido sem toca-lo, pois quando a lâmpada acende a brincadeira acaba.

Assinale a alternativa que apresenta um esquema de construção de um dispositivo de acordo com a descrição apresentada para a brincadeira.




(A)



(B)



(C)



(D)



(E)







Solução: (C)







Neste vídeo do Manual do Mundo, Iberê Thenório ensina como construir este brinquedo, explicando o princípio de funcionamento.







REFERÊNCIAS PARA ESTUDO
DISCIPLINA SÉRIE / ANO BIMESTRE
Ciências
Ciência e tecnologia – Energia no cotidiano e no sistema produtivo
7ª / 8º
Ciências
Ciência e tecnologia – Constituição, interações e transformações dos materiais
8ª / 9º
Física
Equipamentos elétricos
3º E.M.
Fonte:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.















***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







SIGA NAS REDES SOCIAIS




luizfbsampaio@gmail.com
Postar um comentário

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Inteligência?

Qual é a diferença entre um Número e um Algarismo?

Seguidores

Google+ Followers