Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 21 - Vestibulinho Etec - 1° Semestre - 2.015

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A arte e a arquitetura islâmica apresentam os mais variados e complexos padrões geométricos.

Na Mesquita de Córdoba, na Espanha, podemos encontrar um dos mais belos exemplos dessa arte. O esquema geométrico da figura 1 é um dos muitos detalhes dessa magnífica obra.

Figura 1 (fonte das figuras desta questão: BROUG, Eric. Islamic: Geometric Patterns.
Londres. Thames & Hudson, 2008. Adaptado)


Assinale a alternativa que apresenta o padrão geométrico cuja repetição compõe a figura 1.



(A)



(D)



(B)



(E)



(C)







Solução: (E)









REFERÊNCIAS PARA ESTUDO
DISCIPLINA SÉRIE / ANO BIMESTRE
Matemática
Conteúdo: Número / Relações
5ª / 6º
Matemática
Conteúdo: Geometria / Relações
5ª / 6º
Matemática
Conteúdo: Números
1ª E.M.
Fonte: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.
















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