Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 05 – Vestibulinho Etec (1° prova) – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.009

Os investimentos tecnológicos em energia solar estão crescendo. Por exemplo, o projeto da foto apresentada tem como objetivo utilizar a energia solar para o derretimento de alumínio.


Considere os seguintes detalhes desse gigantesco “forno solar”.


  • É constituído de uma superfície esférica revestida de lâminas espelhadas.
  • As lâminas refletem os raios do Sol, supostamente paralelos.
  • Depois de refletidos, os raios incidem numa região a 10 metros do ponto central da superfície, onde o derretimento do alumínio ocorre.
  • A superfície refletora é, supostamente, um espelho esférico de foco A e centro de curvatura B.



(Disponível em: http://greenlineblog.com/the-physics-sun-a-solarlaser-in-uzbekistan/Acesso em: 27.03.2009.)


Assinale a alternativa que melhor representa: tipo de espelho, os raios incidentes e refletidos e a posição correta da região A ou B, para que haja derretimento do alumínio.


(A) Convexo
(D) Côncavo
(B) Côncavo
(E) Convexo
(C) Convexo




Solução: (B)



Considerando os dados do enunciado podemos concluir que o "forno solar" é formado por um espelho esférico côncavo, seguindo o esquema da Figura 1.


Figura 1: Esquema representado o "forno solar", onde r é o raio de curvatura do espelho.
As setas em vermelho são os raio solares que incidem no espelho côncavo e as setas em verde são os raios solares refletidos.






Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Ciências
Conteúdo: Vida e ambiente – Relações com o ambiente.
8ª / 9°
Física
Conteúdo: Som, imagem e comunicação.
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.



Fonte:

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de Física Básica 4: Ótica, Relatividade e Física Quântica. 4° ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2.002.

HALLIDAY, David. RESNICK, Jean Walker. Fundamentos de Física, vol. 4: Óptica e Física Moderna. 8° ed. Rio de Janeiro: LTC, 2.009.










***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Postar um comentário

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Inteligência?

Qual é a diferença entre um Número e um Algarismo?

Seguidores

Google+ Followers