Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 11 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.008


As pirâmides guardavam os corpos mumificados dos faraós e os objetos que pertenciam a eles. Acreditava-se que este processo poderia perpetuá-los e, ao “renascer”, teriam os objetos para demonstrar o seu poder.


A construção dessas pirâmides exigia grande e anos de trabalho. A pirâmide de Gizé, por exemplo, possui 2 milhões de blocos de pedra e foi construída com a preocupação de estar alinhada com o Pólo Norte, tendo como referência duas estrelas.


A posição em que cada bloco era colocado favorecia a estabilidade da pirâmide, de tal forma que a resultante de forças no sistema todo – a pirâmide - era zero.


A partir do texto, afirma-se que


I. a função dos pertences pessoais era absorver o calor interno da pirâmide, preservando o corpo.


II. havia relativo conhecimento de equilíbrio estático e força peso para a construção das pirâmides.


III. as estrelas, embora em movimento, eram consideradas como referencial fixo.


Está correto o que se afirma em


(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.



Solução: (D)



Das alternativas indicadas, apenas podemos supor verdadeiras a II e a III.


O motivo da afirmação II é o fato de empilharam as pedras no formato piramidal e em degrau, o que permite uma melhor distribuição das forças envolvidas no sistema.


O motivo da afirmação III é o fato das estrela permanecerem na praticamente mesma posição em relação umas as outras, o que permitem utiliza-las como referenciais e como meio de orientação.











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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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