Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 05 – Vestibulinho Etec (1° prova) – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.009

Considere a charge a seguir como referência para responder Às questões de 3 a 6.





(Disponível em www.google.com.br/imagens)





O calor é uma forma de energia que pode ser transferida de um corpo para outro. Este processo de transmissão pode acontecer de uma molécula para outra, de um ponto para outro ou mesmo do Sol para a Terra, por meio do espaço. A energia solar fornecida pode ser transformada em energia térmica, aquecendo-se a água ou em energia elétrica, por meio de células fotovoltaicas.


Observando a figura, um dos pinguins poderia fazer três afirmações para seu amigo.


I. Através da transpiração, perdemos parte do calor recebido pelo Sol.


II. Sentimos mais calor devido à luz do Sol, que é refletida pela areia.


III. O cáctus recebe a energia solar e a transforma em energia cinética.


É válido o que se afirma em


(A) I, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III..



Solução: (B)



I. Através da transpiração, perdemos parte do calor recebido pelo Sol ↠ Correto.


Na transpiração o suor evapora por causa da transferência de calor do corpo para a água do suor, esta transferência de calor é por condução.


II. Sentimos mais calor devido à luz do Sol, que é refletida pela areia ↠ Correto.


O energia térmica produzida no Sol enviado a Terra por meio de ondas eletromagnéticas, na transferência por radiação, sendo que estas ondas podem ser refletidas por alguns materiais como a areia.


III. O cáctus recebe a energia solar e a transforma em energia cinética ↠ Incorreta.


Energia cinética é a energia envolvida no movimento. O cacto mesmo recebendo a energia solar, permanece parado. O cacto utiliza a energia solar na fotossíntese que é uma reação química.


Fonte:

Mecanismos de Transferência de calor - http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-9.html - Acessado em 10 de novembro de 2.016.

Radiação, condução e convecção - http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/radiacao-conducao-conveccao.htm - Acessado em 10 de novembro de 2.016.

Processos de Transferências de Calor - http://www.fisica.net/einsteinjr/6/transferencia_de_calor.html - Acessado em 10 de novembro de 2.016.











***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores