Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 36 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.016




De acordo com o texto, de 1999 a 2008,



(A) a variação da área estudada ocupada pela fl oresta aumentou 15%.

(B) a variação da área estudada ocupada pela presença de água diminuiu 10%.

(C) a variação da área estudada ocupada pelas plantações diminuiu em mais de 25%.

(D) a área ocupada pelos campos abertos aumentou mais de 50%.

(E) a área ocupada pelas áreas urbanizadas aumentou mais de 80%.


Solução: (D)


Para auxiliar a resolução consideremos uma área de 100 m2, então: alternativa

(i) em 1.999: 61% da área de floresta, equivale a 61 m2; 20% por plantações, equivale a 20 m2; 13% por campos abertos, equivale a 13 m2; 5% por áreas urbanizadas, equivale a 5 m2 e 1% por água, equivale a 1 m2;

(ii) em 2.008 (nove anos depois): 46% da área de floresta, equivale a 46 m2; 25% por plantações, equivale a 25 m2; 20% por campos abertos, equivale a 20 m2; 8% por áreas urbanizadas, equivale a 8 m2 e 1% por água, equivale a 1 m2;

Analisando cada alternativa:


(A) a variação da área estudada ocupada pela floresta aumentou 15%.

Observe que na nossa análise a área diminuiu, então a alternativa (A) está incorreta.


(B) a variação da área estudada ocupada pela presença de água diminuiu 10%.

Observe que o enunciado cita que a área com água permanece a mesma, então a alternativa (B) está incorreta.


(C) a variação da área estudada ocupada pelas plantações diminuiu em mais de 25%.

Observe que na nossa análise a área aumentou, então a alternativa (C) está incorreta.


(D) a área ocupada pelos campos abertos aumentou mais de 50%.

Observe que na nossa análise a área aumentou de 13m2 para 20 m2, logo estes 7 m2, equivalem, aproximadamente, a 53,85% de 13 m2 , então a alternativa (D) está correta.


(E) a área ocupada pelas áreas urbanizadas aumentou mais de 80%.

Observe que na nossa análise a área aumentou de 5m2 para 8 m2, logo estes 3 m2 a mais, equivalem a 60% de 5 m2 , então a alternativa (E) está incorreta.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Cruzadas Matemáticas

Seguidores