Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 12 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.016


Suponha que uma semeadeira é arrastada sobre o solo com velocidade constante de 4 km/h, depositando um único grão de milho e o adubo necessário a cada 20 cm de distância.



Após a semeadeira ter trabalhado por 15 minutos, o número de grãos de milho plantados será de, aproximadamente,


(A) 1 200.

(B) 2 400.

(C) 3 800.

(D) 5 000.

(E) 7 500.


Solução: (D)


Se a semeadeira tem velocidade de 4 km/h, significa que em 1 hora ela percorre 4 km ou 4.000 m. Sabemos que 1 hora tem 60 min, ou seja 4 tempos de 15 min.


A distância que a semeadeira percorre em 15 min, $d_{15\; min}$:


$d_{15\; min}=\frac{4.000\; m}{4}=1.000\; m$


Se a cada 20 cm ou 0,20 m a semeadeira deposita 1 semente, então o total de sementes, $T_{sementes}$:


$T_{sementes}=\frac{1.000\; m}{0,20\; \frac{m}{semente}}=5.000\; sementes$


Em 15 min a semeadeira deposita 5.000 de grãos de milho.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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