Há três tipos de pessoas no mundo:
As que sabem contar e as que não sabem.
O primeiro Dica de Leitura apresenta aos leitores o livro ALAMANAQUE DE CURIOSIDADES MATEMÁTICAS, escrito pelo matemático Ian Nicholas Stewart (Ian Stewart), professor de matemática na Universidade de Warwick (Inglaterra).
Stewart é conhecido por seus esforços em divulgar a assuntos matemáticos por meio de recreações e curiosidades matemáticas.
O livros é um resumo dos cadernos de anotações que o autor acumulou desde os seus 14 anos, onde adicionou casos curiosos da matemática, formando esse almanaque.
O próprio autor resume seu livro:
"A matemática não se resume ao que você aprendeu na escola. Melhor ainda: a matemática que você não aprendeu na escola é interessante. Na verdade, boa parte dela é divertida - especialmente se você não precisar fazer uma prova ou acertar cálculos."
O livro apresenta a matemática de uma forma totalmente diferente intercalando desafios, jogos, matemáticas, curiosidades numéricas e explicações simples para dúvidas recorrentes ao estudo da matemática. Outra parte interessante é que o leitor pode desafiar seus amigos com os jogos apresentados.
Segundo as palavras do própria autor:
"Uma das vantagens de saber um pouquinho de matemática é a possibilidade de deixar os seus amigos extremamente impressionados. (Meu conselho, porém, é que você seja modesto a esse respeito. Você também poderá deixar os seus amigos extremamente irritados.)".
Para finalizar apresento o objetivo do autor ao escrever este livros:
"O que quero fazer é instigar a sua imaginação, mostrando muitos aspectos divertidos e intrigantes dessa ciência. Quero que você se divirta, mas eu ficarei exultante se, ao ler o Almanaque, você sentir vontade de "meter a mão" na matemática, vivenciar a emoção da descoberta e se manter informado sobre avanços importantes – sejam eles de dois mil anos atrás, da semana passada ou de amanhã."
Atenção: o autor tem uma enorme capacidade de despertar a sua curiosidade, então é altamente recomendado um bloco de anotações e um lápis quando ler este livro, para confirmar e realizar os cálculos apresentados.
Para iniciar o despertar de sua curiosidade apresento a primeira curiosidade / desafio do livro:
Encontro alienígena
A espaçonave Indefensible orbita o planeta Noncomposmentis, quando o capitão Quirk e o sr. Crock são teletransportados para a superfície.
– Segundo o Guia turístico intergaláctico, há duas espécies de extraterrestre neste planeta – diz Quirk.
– Correto, capitão. Veracitors e tagarelix. Todos falam galáxico, e podemos distingui-los pelo modo como respondem às perguntas. Os veracitors sempre dizem a verdade, e os tagarelix sempre mentem.
– Mas, fisicamente...
– ... São indistinguíveis, capitão.
Quirk ouve um barulho e se vira, encontrando três alienígenas que se aproximam furtivamente. Parecem idênticos.
– Bem-vindos a Noncomposmentis – diz um dos ETs.
– Obrigado. Meu nome é Quirk. E vocês são... – Ele faz uma pausa. – Não faz sentido perguntar os nomes deles – murmura. – Pelo que sabemos, não serão os nomes certos.
– Isso é lógico, capitão – diz Crock.
– Como não sabemos falar galáxico muito bem – improvisa Quirk –, espero que não se importem se eu os chamar de Alfy, Betty e Gemma. – Vira-se então para Crock e sussurra: – Não que saibamos o sexo deles, além de tudo.
– São todos hermandrofemíginos – diz Crock.
– Que seja. Agora, Alfy: a que raça pertence Betty?
– Tagarelix.
– Ah. Betty: Alfy e Gemma pertencem a raças diferentes?
– Não.
– Certo... Como são faladores, hein? Hmm... Gemma: a que raça pertence Betty?
– Veracitor.
Quirk faz que sim, com um ar de entendido.
– Muito bem, está resolvido, então!
– O que está resolvido, capitão?
– A que raça cada um pertence.
– Entendo. E as raças são...?
– Não faço a menor ideia, Crock. Você é que deveria ser o lógico aqui!
Então leitor a que raça pertence Alfy, Betty e Gemma?
Ficha Técnica
Assunto: Ciências Exatas-Matemática
Autor(a): Ian Stewart
Tipo: Brochura
Páginas: 316
Dimensões: 16 x 21cm
Edição: 1ª
Editora: Zahar
ISBN: 9788537801628
Comentários