Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 29 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.012

A inversão térmica é um fenômeno natural. Em cidades como São Paulo, esse fenômeno atrapalha a dispersão da poluição, sobretudo no inverno.

Pensando sobre esse fenômeno, analise as afirmações.

I. A inversão térmica é um processo que consiste na troca de calor por condução, dispersando a poluição atmosférica.
II. Durante a inversão térmica, a poluição vai se concentrando próximo da superfície do solo, prejudicando a qualidade de vida.
III. Em condições normais, o ar quente sobe e o ar frio desce.

Quando ocorre a inversão térmica, esse processo sofre alterações. É válido o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Solução: (D)

Assunto: Física (termologia)

I. A inversão térmica é um processo que consiste na troca de calor por condução, dispersando a poluição atmosférica Falso.

A troca de calor neste caso é por convecção. Esta troca de calor está relacionado aos fluídos (líquidos e gases).

II. Durante a inversão térmica, a poluição vai se concentrando próximo da superfície do solo, prejudicando a qualidade de vida Verdadeiro.

III. Em condições normais, o ar quente sobe e o ar frio desce Verdadeiro.

Em condições normais, o sol aquece as casas, os prédios e as ruas da cidade. A cidade como um todo transfere calor para o ar. O ar próximo a cidade se aquece, torna-se menos denso, e se eleva, transportando calor cedido.

Por sua vez, o ar frio um pouco mais denso que está acima move-se para baixo e substitui o ar que sobe. Então temos um fluxo do ar quente subindo e o ar frio descendo.

A inversão termina ocorre geralmente no final da tarde no inverno quando os raios solares tornam-se mais difusos e frágeis, assim o solo da cidade se resfria rapidamente. E consequentemente, o ar próximo do solo se resfria rapidamente.

Aquele ar quente que ainda está na atmosfera continua a subir, mas o ar frio próximo ao solo, por ser mais denso e pesado, fica parado.

Assim a temperatura cai ainda mais e as finas partículas dos poluentes, que normalmente são “levados” pelo ar quente, acabam retidas na camada mais baixa da atmosfera.

Figura 1: Inversão Térmica
Fonte: http://atmoferica.blogspot.com.br/2011/08/prezuizos-para-saude-inversao-termica.html.
Acesso: 11 de novembros de 2.015.

Fonte:

Como funciona a inversão térmica: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/inversao-termica.htm>. Acesso: 11 de novembro de 2015.


***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores