Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 14 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.006

No desfile da escola de samba “Acadêmicos da Vila”, um passista fez 2/5 do percurso em 1/3 de hora.

Mantendo a mesma velocidade, o tempo gasto para completar o restante do percurso foi, em minutos, igual a

(A) 55.
(B) 50.
(C) 45.
(D) 40.
(E) 30.

Solução: (E)

Assunto: Matemática (Regra de Três)

Como a resposta deve ser em minutos e sabemos que o passista fez parte do percurso em 1/3 de horas, devemos transformar 1/3 de hora para minutos.

Sabemos que 1 hora equivale a 60 minutos então calculando 1/3 de 60 minutos, temos:

1/3 de 60 = (1/3) × 60 = 60/3 = 20 minutos

Se o passista andou 2/5 do percurso ainda falta percorrer 3/5 do percurso.

Aplicando a Regra de 3, obtemos:


percurso

minutos



2/5
20



3/5
x



2/5 · x = 3/5 · 20

2/5 · x = 12

x = 30 minutos
  
A distância do percurso não importa, caso você não sinta confiança de utilizar as operações utilizando frações, basta supor uma distância, por exemplo, 100 metros, onde 2/5 de 100 metros é 40 metros (basta dividir 100 por 5 e multiplicar por 2) então 3/5 de 100 metros é 60 metros.

Aplicando a Regra de 3, obtemos:


percurso

minutos



40
20



60
x



40 · x = 60 · 20

40 · x = 1.200

x = 1.200/40 = 30 minutos



***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










Comentários

Ewerton Santos disse…
Muito top suas resoluções de questões.
Criei um Blog para falar de Matemática, questões, concursos, provas, dicas....
http://matematicafacileaplicada.blogspot.com.br/
Tá na ideia?
A intenção é partir para um site com mais funcionalidades.
Como vc faz suas postagens? Tem uma rotina??

Agradeço a intenção!!

Ewerton Santos

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Cruzadas Matemáticas

Seguidores