Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Post Sexcentésimo Sexagésimo Sexto

Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” Apocalipse 13:18


O livro das Revelações no Novo Testamento apresenta um número que causa desconforto em muitas pessoas e algumas desenvolvem a hexacosioihexecontahexafobia (medo do 666 e um belo trava línguas!).

No post 666° (sexcentésimo sexagésimo sexto ... ufa!) deste blog não tem o objetivo de explorar a parte religiosa e supersticiosa, mas apresentar algumas características e curiosidades deste “místico número”.

Só para título de curiosidade na bíblia o número 666 não aparece apenas no Apocalipse:

Os filhos de Adonicão, seiscentos e sessenta e seis”. Esdras 2:13

E o peso do ouro, que vinha em um ano a Salomão, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro”. 2 Crônicas 9:13

E o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro”. 1 Reis 10:14

Figura 1: Amuleto Solar Babilônico. Apresenta uma quadrado mágico 6x6 em que o resultado é sempre 111.  

Algumas particularidades matemáticas:

  1. A decomposição por fatores primos de 666 é: 2 · 32 · 37.
  2. Apresenta doze divisores: 1, 2, 3, 6, 9, 18, 37, 74, 111, 222, 333 e 666.
  3. A soma os primeiros 36 números naturais é igual a 666: 1 + 2 + 3 + ... + 34 + 35 + 36 = 666.
  4. A soma dos quadrados dos primeiros sete números primos é 666: 22 + 32 + 52 + 72 + 112 + 132 + 172 = 666.
  5. O 666 é o 36° número triangular, curiosamente o 6 e 66 também são números triangulares.
  6. A soma descendente ascendente de cubos de 1 a 6 é 666: 13 + 23 + 33 + 43 + 53 + 63 + 53 + 43 + 33 + 23 + 13 = 666.
  7. Podemos expressar 666 de duas forma como uma soma que envolvem os algarismos de 1 a 9 em ordem crescente: 1 + 2 + 3 + 4 + 567 + 89 = 666 e 123 + 456 + 78 + 9 = 666.
  8. 666 é um número de Harshad ou número Niven (um número que é divisível por a soma dos seus algarismos): 666 ÷ (6 + 6 + 6) = 37.
  9. A combinação de 37 tomados dois a dois é 666.
  10. O número 999 é o número 666 com uma rotação de 180°.
  11. A fração 666/999 é a razão entre os dois primeiro números primos: 666/999 = 2/3, onde utilizamos 333 para simplificar.
  12. O número 666 em numerais romanos é DCLXVI, que é a soma de todos os algarismos romanos menores que mil (M).


Steve Ryan apresentou o puzzle da Figura 1:

Neste quebra-cabeça cada letra representa um número e na forma como é apresentada a soma só totaliza 601. Isso porque três das letras em “WICKED” (perverso em inglês) são falsas.  Você deve eliminar as letras falsas substituindo por três letras corretas para obter o total indicado.


Para descontrair um pouco: para muitos o 666 é o “número da besta” então 333 é o número do “meio-besta” e o 443556 é o número da “besta quadrada”. Para outros o 666 é o número que representa “todo mal” então 25,8069758... é a raiz de todo o mal.


Fonte:

RYAN, Sleve. Mystifying Math Puzzles. Sterling Publishing Company: New York, 1.996.


Solução: Substitua as letras W, K, e E pelos números romanos V, X, e L.




***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Cruzadas Matemáticas

Seguidores