Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 60 – F.C.C. – 2.011 – S.E.E. – MA – Professor de Matemática – E.M.R.

O mostrador circular de uma balança indica massas de 0 a 300 kg, como mostra a figura abaixo.
  


Nessa balança, se o ponteiro faz um giro correspondente a 30°, em sentido horário, a partir do ponto 0 kg, ela passa a indicar a massa de

(A) 22 kg
(B) 25 kg
(C) 27 kg
(D) 30 kg
(E) 33 kg

Solução: (B)

Na balança temos 300 kg equivalem a 360°, então aplicando uma regra de três simples determinamos o valor “x” em kg equivalente a um ângulo de 30° partindo do 0 kg no sentido horário.
  


360 · x = 30 · 300

x = 9000/360 = 25 kg



***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Cruzadas Matemáticas

Seguidores