Operações aritméticas estão sempre presentes nas atividades cotidianas e na maiorias das vezes não temos um calculadora ou outra forma eletrônica para realizar algum cálculo aritmético.
Geralmente os alunos apresentam as primeiras dificuldades reais nas operações aritméticas quando executam o algoritmo da divisão longa.
A aprendizagem pode ser auxiliada com a utilização de dinheiro fictício para exemplificar a divisão.
As notas de brinquedo podem ser encontradas em papelarias ou o professor pode criar seu próprio dinheiro fictício cortando faixas retangulares de papel conforme necessário e colocando os valores normalmente utilizados nas notas reais.
Não apenas professores, os pais podem realizar atividade semelhantes com seus filhos, desenvolvendo neles uma habilidade que será útil em sua vida futura.
Como exemplo vamos dividir 367 por 5, ou melhor R$ 367,00 por 5:
Para auxiliar no processo vamos considerar o valor de R$ 367,00 como três notas de R$ 100,00; seis notas de R$ 10,00; e sete notas de R$ 1,00.
Agora estamos prontos para iniciar o processo de repartir e trocar, que é o objetivo da divisão.
Você obviamente não pode repartir três notas de R$ 100,00 igualmente entre cinco pessoas; não temos notas suficientes de R$ 100,00. Troque então as três notas de R$ 100,00 por trinta notas de R$ 10,00.
Agora você tem trinta e seis notas de R$ 10,00; as seis que você tinha anteriormente e as trinta que acabou de obter com a troca; e sete notas de R$ 1,00.
Como 7 x 5 = 35 e 8 x 5 = 40, você tem um número suficiente de notas de R$ 10,00 para entregar sete notas para cada pessoa, mas não o suficiente para entregar oito notas.
Assim você entrega sete notas de R$ 10,00 para cada uma das cinco pessoas.
Você agora tem uma nota de R$ 10,00 e sete notas de R$ 1,00. Você não pode repartir uma nota de R$ 10,00 para cinco pessoas então troca esta nota por dez notas e R$ 1,00.
Você tem agora dezessete notas de R$ 1,00; as sete que você tinha anteriormente e as dez que acabou de obter com a troca.
Como 3 x 5 = 15 e 4 x 5 = 20, você tem um número suficiente de notas de R$ 1,00 para entregar três notas para cada pessoa, mas não o suficiente para entregar quatro notas.
Assim você entrega três notas de R$ 1,00 para cada uma das cinco pessoas. Sobrando duas notas de R$ 1,00 para você.
É isso. Cada uma das cinco pessoas recebeu sete notas de R$ 10,00 e três notas de R$ 1,00, logo R$ 73,00 e você permaneceu com R$ 2,00 (duas notas de R$ 1,00).
Você acaba de realizar um processo físico que mostra a operação 367 ÷ 5 = 73 e resto 2.
Adaptado de: STEIN,
James D. A matemática pode mudar sua vida. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
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