Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 62 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Os professores de Matemática pretendem desenvolver projetos de pesquisa com seus 400 alunos do Ensino Médio para utilizar Modelagem ou Jogos. Para desenvolver esse estudo, cada aluno escolheu ou Jogos ou Modelagem e apenas um dos temas: Funções, Geometria ou Tratamento da Informação. Os resultados dessas escolhas estão apresentados na tabela a seguir:
  

A respeito dessa tabela, é correto afirmar que, do total de alunos pesquisados, a porcentagem que optou por realizar um projeto utilizando Jogos e o tema Geometria foi de

(A) 12%.
(B) 20%.
(C) 34%.
(D) 40%.
(E) 52%.

Solução: (A)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Questão envolvendo parte e todo onde o todo é representado pelos 400 professores e a parte são os 48 professore que escolheram Jogos com o tema Geometria.

2° – Estabelecimento de um Plano

Estabelecer iniciante uma fração onde “o todo” é o total de professores e a parte são 48 professore que escolheram Jogos com o tema Geometria e posteriormente realizar simplificações ou a divisão e determinar a porcentagem.

3° – Execução do Plano

Segundo analisado temos:

 48 / 400 = 3 / 25 = 0,12

0,12 = 12 / 100 = 12%

4° – Avaliação

Questão muito semelhante a Questão 61 do mesmo concurso, bastando apenas considerar um polígono regular de 400 lados do qual 48 partes são pintadas e queremos determinar a relação entre a parte pitada e o todo.

***
 Dica de Leitura


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