Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 61 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

O polígono da figura é um decágono regular.


O número que indica a relação entre a parte pintada e o todo é

(A) 0,4.
(B) 2,5.
(C) 4,10.
(D) 4,40.
(E) 10,4.

Solução: (A)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Segundo o enunciado temos relação entre parte pintada e todo de um decágono regular.

O decágono regular é um polígono com dez lados congruentes. Na figura o decágono regular está dividido em 10 partes congruentes (o todo) e temos 4 partes pintadas.

2° – Estabelecimento de um Plano

Estabelecer iniciante uma fração onde “o todo” é o denominador e a parte pintada é o numerador e posteriormente realizar simplificações ou a divisão.

3° – Execução do Plano

Segundo o enunciado a relação entre a parte pintada e o todo é 4 /10 = 2 / 5 = 0,4.

4° – Avaliação

Não é raro aparecer questões deste tipo variando as partes que são pintadas ou se a relação é entre o todo e a parte pintada ou se a relação é entre o todo e a parte não pintada.

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 Dica de Leitura



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