Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 52 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Para realizar uma capacitação para docentes em uma Diretoria de Ensino, foi feito um levantamento entre os professores de matemática que lecionam para o Ensino Médio, para fazerem um curso de educação continuada.
Os professores precisaram optar por apenas um desses três temas: trigonometria, geometria analítica ou função polinomial. O gráfico mostrado a seguir apresenta essa distribuição segundo o tema e o gênero dos professores. A palavra professor pode significar tanto professor do gênero masculino, como do feminino, ou seja, professora.


Um professor foi sorteado e sabe-se que ele escolheu trigonometria. A probabilidade de esse professor ser do gênero feminino é de

(A) 15%.
(B) 40%.
(C) 55%.
(D) 60%.
(E) 85%.

Solução: (D)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Nesta questão temos que determinar a probabilidade de escolher uma professora que escolheu como tema a trigonometria.

Segundo o gráfico temos 300 professores que escolheram o tema de trigonometria: 120 homens e 180 mulheres.

2° – Estabelecimento de um Plano

Aplicar o conceito de probabilidade para determina a porcentagem de chance na escolha uma mulher entre os participante do curso de trigonometria.
                                             
3° – Execução do Plano

P(mulher) = (nº de mulheres) / (total de professores)

P(mulher) = (180) / (300) = 0,6 = 60 / 100 = 60 %

4° – Avaliação

Observe que P(mulher) ≠ P(trigonometria e mulher), pois já sabemos que a professor será retirado do grupo do curso de trigonometria.

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