Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 30 – Concurso SEE/SP (FGV) – 2.013 – Professor de Educação Básica II – Matemática

Ao conjunto {2, 5, 9, 11, 14, 15} é acrescentado um sétimo número inteiro N, diferente daqueles já existentes, de tal modo que o novo conjunto de números a média e a media são iguais.
A soma dos possíveis valores de N é:

(A) 25.
(B) 28.
(C) 35.
(D) 38.
(E) 45.

Obs: Caderno de Prova Tipo 2 – Cor Verde

Solução: (B)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Nesta questão temos que determinar os possíveis valores de N para que a média (X) e a mediana (M) sejam iguais e que N seja diferente dos números do conjunto {2, 5, 9, 11, 14, 15}.

Mediana é o valor que ocupa a posição central, quando os valores dos dados são ordenados de forma crescente ou decrescente. Segundo o enunciado acrescentando o valor de N temos sete elementos no conjunto, assim a mediana é o valor do número que ocupa a quarta posição.

2° – Estabelecimento de um Plano

Conforme o enunciado, temos três possíveis medianas dependendo da posição de N no conjunto: (i) mediana igual a 9, para N < 9 e N ≠ {2, 5}; (ii) mediana igual a 10, para 9 < N < 11, e; mediana igual a 11 para N > 11 e N ≠ {14, 15}.

A média dos valores deste conjunto é obtida por meio da fórmula:

X = (2 + 5 + 9 + 11 + 14 + 15 + N) / 7 = (56 + N) / 7

Neste caso devemos igualar a media para cada possível valor da mediana e analisar os resultados de N para realizar a soma dos valores de N que satisfazem o enunciado.

3° – Execução do Plano

X = M

(i) para M = 9:

(56 + N) / 7 = 9 → 56 + N = 63 → N = 7

(ii) para M = 10:

(56 + N) / 7 = 10 → 56 + N = 70 → N = 14

(iii) para M = 11:

(56 + N) / 7 = 11 → 56 + N = 77 → N = 21

Assim os valores de N que satisfazem o enunciado são: 7 e 21.

A soma dos possíveis valores de N é 7 + 21 = 28.

4° – Avaliação

Os resultados obtidos satisfazem o enunciado.

Comentários

Felipe Rangel disse…
Meu amigo, estou aguardando ansiosamente suas soluções, rs.

Essa questão acertei, mas tiveram questões que fiquei em dificuldade.

O que achou da prova? Fácil, médio, difícil?

Parabéens pelo blog!!!
Olá Felipe ...
Rapaz ... fui muito mal nesta prova ... me pegaram de "calça curta" rsrsrs ... agora posso responder com mais calma ... :)
Samuka disse…
Nossa se você foi mal e eu hein... afff acerte 37 estou entrando com recurso em algumas pedagógicas mas não sei se vai dar certo. Gostaria de saber se em matemática tem alguma que cabe recurso, você já resolveu? \o recurso parece que sera ate dia 21

Samuelluvizaro@hotmail.com
Unknown disse…
Prova de matemática sem poder usar lápis e borracha e com pouco espaço para rascunho é um absurdo.Tem alguma que cabe recurso ? Obrigada
Olá Vitor ...

Complicado mesmo ... fazer prova de exatas sem lápis é o mesmo que escrever na lousa com giz de cera ...

Até agora pelo que eu pude notar nenhuma cabe recurso ...

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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