Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 47 – Processo de Promoção – Professor de Matemática – SEE – São Paulo – 2.013

Lucas e Tiago vão disputar um jogo de dados. Trata-se de um dado tradicional de seis faces, numeradas de 1 a 6. Lucas apostou nos números ímpares (1, 3 e 5) e Tiago, nos números pares (2, 4 e 6). Foi estipulada a seguinte regra: o vencedor será aquele que vencer primeiro duas jogadas consecutivas ou, então, três jogadas alternadas. Após ser conhecido o vencedor, o jogo será encerrado. A quantidade de sequências distintas de resultados possíveis das jogadas, até que se conheça o vencedor é igual a

(A) 36.
(B) 12.
(C) 10.
(D) 6.
(E) 5.

Solução: (C)

Realizando um diagrama de árvore observamos que temos 10 possibilidades distintas (cinco para cada jogador) de resultados das jogadas para se obter o vencedor da disputa.

Possibilidades de Tiago vencer:


Possibilidades de Lucas vencer:

  
Resolução a pedido da Profª. Édnamar.
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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