Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

O Sermão da Montanha

Versão para Educadores

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado numa grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.

Ele preparava-os para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes: 

Em verdade, em verdade vos digo: – Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles ...

Pedro o interrompeu: – Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou: – É pra copiar?

Filipe lamentou-se: – Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber: – Vai sair na prova?

João levantou a mão: – Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou: – O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se: – Foi o outro Judas que perguntou! 
Tomé questionou: – Há uma fórmula para provar que isso está certo?

Tiago Maior indagou: – Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou: – Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão, o Zelote, gritou, nervoso:  – Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se: – Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo: – Isso que o senhor está fazendo é uma aula?  Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos?  Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou: – Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?  E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus: – Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.  Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você está passando pelo período probatório e que ainda não é professor titular ...

E, foi nesse momento que Jesus disse:

"– Senhor, por que me abandonastes..."

E você amigo professor já passou por esta situação?
Postar um comentário

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Inteligência?

Qual é a diferença entre um Número e um Algarismo?

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Seguidores

Google+ Followers