Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Lenda Urbana: Onde está o pai?

Conta a lenda urbana que a questão abaixo caiu na prova do ITA, portanto aí  vai um exemplo para os que almejam estudar nas melhores universidades do país, ok?

Uma mãe é 21 anos mais velha que o filho. Daqui há 6 anos a mãe terá uma idade 5 vezes maior que o filho. Pergunta : Onde está o pai agora? Observação: Há que fazer alguns cálculos para obter a resposta. Por mais incrível que pareça a resposta é dada pela matemática.

Solução

Vamos considerar os cálculos partindo do dia atual.

Adotamos a idade da mãe como sendo = y anos.

 

Adotamos a idade do menino como sendo = x anos.
 

Portanto, como a mãe é 21 anos mais velha, temos: y = x + 21 (I)
 

Daqui a 6 anos, ou seja y + 6  e  x + 6, a mãe terá idade 5 vezes maior que a do filho, ou seja: y + 6 = 5 ( x + 6 )
 

Resolvendo a equação, temos: y + 6 = 5 ∙ x + 30 → y = 5 ∙ x + 24
 

Se substituirmos o valor acima de Y na primeira equação (I), teremos:

5 ∙ x + 24 = x + 21
 

5 ∙ xx = 21 – 24
 

Logo: 4 ∙ x = – 3
 
x = – 3/4
 

O menino tem hoje –3/4 anos, ou seja, – 9 meses (menos nove meses!!).
 

A resposta mais lógica: se o menino tem exatos menos 9 meses, ele nascerá daqui a nove meses, então a resposta do problema proposto: o pai está neste momento ajudando a mãe a "fabricar" o bebê, entanto você está rachando a cabeça para resolver esta questão.
2 comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Inteligência?

Calcular Logaritmo de Cabeça

Seguidores

Google+ Followers