Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Concurso Público – Professor I – Matemática

Concurso: Professor I – Matemática
Ano: 2.010
Órgão: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Instituição: Secretaria Municipal de Educação – SME
Questão: 01

A equação do 2º grau x2 – m.x + 91 = 0 possui duas raízes inteiras para k valores distintos de m. O valor de k é:

(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 5

Solução: (C)

Sejam x1 e x2 as raízes desta equação então:

x1 + x2 = (b / a) = ( m / 1) = m

x1 ∙ x2 = (c / a) = (91 / 1) = 91

Determinado os valores de x1 e x2 cujo produto é 91. Os múltiplos positivos de 91 são {1, 7, 13, 91}, então temos quatro possibilidades no qual o produtos das raízes da equação seja 91: {(x1 = 1 , x2 = 91); (x1 = 1 , x2 = 91); (x1 = 7 , x2 = 13); (x1 = 7 , x2 = 13)}.

Com este valores obtemos quatro valores (k = 4) para m = {92; 92; 20; 20}.

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