Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 62 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Para reservar um local à circulação de pedestres e manobra de veículos em um estacionamento retangular de 1 400 m2, a área destinada às vagas demarcadas para os veículos foi reduzida a uma região quadrada de 900 m2, conforme representa a figura.
 

Uma equação que permite calcular a distância x indicada na figura é

(A) 4x2 + 90x = 900.
(B) 4x2 + 90x = 500.
(C) 4x2 + 45x = 500.
(D) 2x2 + 45x = 125.
(E) 2x2 – 45x = 125.
 
Solução: (D)
 
O lado da área de 900 m2 destinada às vagas demarcadas para os veículos mede √ 900 = 30 m.

O retângulo que forma a área total do estacionando tem os lados medindo:

(3 ∙ x + 30 + x) = 4 ∙ x + 30

(x + 30 + x) = 2 ∙ x + 30

Pelo cálculo da área total do estacionamento obtemos o valor de x:

(4 ∙ x + 30) ∙ (2 ∙ x + 30) = 1400 → 8x2 + 120 ∙ x + 60 ∙ x + 900 = 1400 →

→ 8x2 + 180 ∙ x + 900 = 1400 → 8x2 + 180 ∙ x = 500 → 2x2 + 45 ∙ x = 125

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