Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 56 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

No plano cartesiano representa-se uma circunferência inscrita em um quadrado de lado 8. Sabendo-se que o centro do quadrado localiza-se em (1,2) e que seus lados são paralelos aos eixos coordenados, a equação da circunferência é

(A) (x– 1)2 + (y–2)2 = 24 .
(B) (x+1)2 + (y+2)2 = 24 .
(C) (x+1)2 – (y+2)2 = 24 .
(D) (x–1)2 + (y–2)2 = 22 .
(E) (x+1)2 + (y+2)2 = 22 .

Solução: (A)

A circunferência inscrita no quadrado possui os seus quadrantes localizados nos pontos médios de cada lado do quadrado, assim o centro desta circunferência está localizado no mesmo ponto que quem se encontra o centro do quadrado e o seu diâmetro possui a mesma medida do lado do quadrado.

Sendo (x – xC)2 + (y – yC)2 = r2, a equação da reta que passa pelo ponto cento C (xC , yC) e possui raio r, temos:

(x – xC)2 + (y – yC)2 = r2 → C (1 , 2) ; r = 4

(x – 1)2 + (y – 2)2 = 42 → (x – 1)2 + (y – 2)2 = 24

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