Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 45 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

A professora de matemática realizou uma pesquisa sobre a atividade cultural preferida pelos seus 30 alunos. Ela pediu que indicassem apenas um tipo de atividade cultural e registrou na tabela a seguir. Todavia, a tabela ainda está incompleta.


A professora sorteou um dos estudantes. Sabe-se que o aluno sorteado tinha 20% de chance no sorteio. Com base nessas informações, é possível concluir que o estudante sorteado foi

(A) um garoto que prefere cinema.
(B) um garoto que prefere teatro.
(C) um garoto que prefere museu.
(D) uma garota que prefere cinema.
(E) uma garota que prefere teatro.


Solução: (A) 

Segundo os dados da tabela podemos completa-la: são 6 garotos e 5 garotas que preferem cinema; e são 2 garotos que preferem teatro.

Testando cada alternativa, temos: a chance de um garoto que prefere cinema: 6 / 30 = 0,2 = 20 %; a chance de um garoto que prefere teatro: 2 / 30 = 0,066... = 6,7 %; a chance de um garoto que prefere museu: 7 / 30 = 0,233... = 23,3 %; a chance de uma garota que prefere cinema: 5 / 30 = 0,166... = 16,7 %; e a chance de uma garota que prefere teatro: 1 / 30 = 0,033... = 3,3 %.

O enunciado diz que a chance do aluno sorteado é de 20 %, logo o aluno escolhido é uma garoto que prefere ir ao cinema.

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