Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 29 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

O valor P de certo tipo de computador decresce com o tempo t, como mostra o gráfico.


Se t = 0 corresponde à data de hoje, pode-se concluir que o computador valerá R$ 1.350,00 daqui a

(A) 1 ano.
(B) 1 ano e 5 meses.
(C) 1 ano e 6 meses.
(D) 2 anos.
(E) 2 anos e 3 meses.

Solução: (C)

O gráfico é uma reta decrescente, logo é gerado por uma função do primeiro grau:

P (t) = a ∙ t + b

Segundo o gráfico P (6) = 0 e P (3) = 900,

→ 0 = a ∙ 6 + b

→ 900 = a ∙ 3 + b

Temos um sistema de equações com duas incógnitas cuja solução é a = – 300 e b = 1800. A função P (t) é:

P (t) = – 300 ∙ t + 1800

Calculando P (t) = 1350, temos

1350 = – 300 ∙ t + 1800 → t = 1,5 anos

Logo o tempo de se 1 ano e 0,5 de ano, sendo que um ano tem dozes meses, 0,5 ano possui seis meses, portanto temos 1 ano e 6 meses.

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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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