Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Resolução de Questão de Concurso Público

Concurso: Concurso Público - Escrevente Técnico Judiciário (Campinas e Guarulhos) - Prova Objetiva
Ano: 2.011
Orgão: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Instituição: Fundação Vunesp
Questão: 2 (versão 4)

Na transmissão de um evento esportivo, comerciais dos produtos A, B e C, todos de uma mesma empresa, foram veiculados durante um tempo total de 140 s, 80 s e 100 s, respectivamente, com diferentes números de inserções para cada produto. Sabe-se que a duração de cada inserção, para todos os produtos, foi sempre a mesma, e a maior possível. Assim, o número total de comerciais dessa empresa veiculados durante a transmissão foi igual a

(A) 32.
(B) 30.
(C) 24.
(D) 18.
(E) 16.

Solução: (E)

Segundo o enunciado “sabe-se que a duração de cada inserção, para todos os produtos, foi sempre a mesma, e a maior possível”, isto indica que para determinar o tempo de cada comercial devemos encontrar o Máximo Divisor Comum (m.d.c.) entre 140, 80 e 100:

Decompondo em fatores primos:

140 = 2 . 2 . 5 . 7

100 = 2 . 2 . 5 . 5

80 = 2 . 2 . 2 . 2 . 5

Assim o m.d.c (140, 100, 80) = 2 . 2 . 5 = 20, assim o tempo de veiculação de cada comercial é de 20 s.

Para determinar a quantidade total de comerciais veiculados desta empresa, basta dividir a soma dos tempos de cada propaganda pelo tempo de um comercial:

(140 s + 100 s + 80 s) / 20 s = (320 s) / 20 s = 16 comerciais.

Comentários

Livia disse…
to vendo q sou mais burra do q eu imaginava, puxa vida!
estou estudando pra matemática e parece q eu não sei nada!
eu não imaginava que o fim do exercício era daquele jeito :(
Olá Livia,
Não pense desta forma ... existem outras formas de se resolver uma questão ...
Sinceramente como professor sinto que falho na hora de ensinar estas coisas aos meus alunos ...
Apresento poucos exercícios contextualizados e situações problemas envolvendo m.m.c e m.d.c. e como você observou estes conceito tem aplicações que facilitam a resolução de problema ...
Preciso me policiar e dedicar mais ...

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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