Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - 2.011

Questões Objetivas

1. O número 27-2/3 é igual a:

(A) 1/18
(B) 1/81
(C) 1/9
(D) -18
(E) 9

Solução: (C)

27-2/3 = (272/3)-1 = 1/(272/3) = 1/(3√272) = 1/[3√(27 . 27)] = 1/(3√27 . 3√27) = 1/(3 . 3) = 1/9


2. Um pacote de biscoitos tem 10 biscoitos e pesa 85 gramas. É dada a informação de que 15 gramas do biscoito correspondem a 90 kcal. Quantas quilocalorias tem cada biscoito?

(A) 38 kcal
(B) 43 kcal
(C) 46 kcal
(D) 51 kcal
(E) 56 kcal

Solução: (D)

Se um pacote de biscoitos pesa 85 gramas e contém 10 biscoitos, então um biscoito pesa 85/10 gramas.

Pela “Regra de Três Simples”, temos:

gramas
kcal
15
90
85/10
x


15 . x = 90 . (85 / 10)

15 . x = 9 . 85

x = (9 . 85) / (3 . 5)

x = 3 . 17 = 51 kcal.


3. No dia do aniversário de João em 2.010, uma pessoa perguntou a idade dele. João respondeu: “se eu não contasse os sábados e os domingos da minha vida, eu teria 40 anos de idade”. João nasceu no ano de:

(A) 1946
(B) 1954
(C) 1962
(D) 1964
(E) 1968

Solução: (B)

Desconsiderando os anos bissextos, um ano tem 365 dias. Cada semana tem sete dias então temos, aproximadamente:

(365 dias) / (7 dias/semana) = 52 semanas

(I) Método

Se João não considerou o sábado e o domingo cada semana teria 5 dias, assim o número de dias do em cada ano é:

(52 semanas) . (5 dias/semana) = 260 dias.

Se João tivesse considerado o sábado e o domingo o número total de dias vivido por ele durante estes 40 anos é de:

(365 dias/ano) . (40 anos) = 14600 dias

Convertendo esta quantidade de dias (em anos com sete dias por semana) em anos com cinco dias por semana obtemos, aproximadamente:

(14600 dias) / (260 dias/ano) = 56 anos

Assim João tem 56 anos, portanto seu ano de nascimento é:

2010 – 56 = 1954.

(II) Método

Seja x o ano de nascimento de João, então 2010 – x é a sua idade real.

O número de dias correspondentes a sábados e domingos (dois dias por semana) em um ano é de:

(52 semanas) . (2 dias/semana) = 104 dias

Temos que: (2010 – x) . 365 é número total de dias vividos por João. Então pelo enunciado do problema a quantidade de dias vivido por João é a soma dos dias referentes a 40 anos somados a quantidade de dias desconsiderados (104 dias/ano) durante seus anos de vida. Logo temos a seguinte equação:

(2010 – x) . 365 = 40 . 365 + (2010 – x) . 104

(2010 – x) . (365 – 104) = 40 . 365

2010 – x = 55,938.... , aproximadamente 56 anos

2010 – 56 = x

1954 = x


4. Numa papelaria, pacotes contendo 500 folhas de papel são armazenados em pilhas; cada folha de papel tem espessura de 0,1 mm. Ignorando a espessura do papel utilizado para embrulhar os pacotes, podemos afirmar que a altura de uma pilha de 60 pacotes é aproximadamente igual a altura de:

(A) um gato
(B) uma mesa comum
(C) uma pessoa adulta
(D) uma sala de aula
(E) um prédio de 3 andares

Solução: (D)

A espessura de cada pacote é de:

(500 folhas/pacote) . (1/10 mm/folha) = 50 mm/pacote.

A altura da pilha de pacotes é de:

(50 mm/pacote) . (60 pacotes) = 3000 mm

Como 1 m é igual a 1000 mm, a pilha mede 3 m que é equivalente a altura de uma sala de aula.


5. O valor exato da expressão 6666662 – 3333342 é:

(A) 333332  . 106
(B) 333332  . 108
(C) 333332  . 1010
(D) 333334 . 109
(E) 333334 . 108

Solução: (A)

Temos uma diferença de quadrados: a2 – b2 = (a + b) . (a – b)

6666662 – 3333342 = (666666 + 333334) . (666666 – 333334) = (1000000) . (333332) =

= (106) . (333332) = 333332 . 106

Comentários

Anônimo disse…
gostaria de ver a resolução da questão 34da prova do PROFMAT 2011

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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