Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 01 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.019 - Acesso direto a 2ª série do Ensino Médio

Designed by creativeart / Freepik
Leia o texto e analise a figura para responder às questões de números 1 a 3.



Valentina pretende fazer um trabalho sobre a vida das abelhas e para isso fará um cartaz retangular em que desenhará cinco hexágonos regulares congruentes não sobrepostos, com 10 cm de lado. Ela deseja que a altura do cartaz seja exatamente igual a duas vezes a distância entre os lados paralelos dos hexágonos, como mostra a figura. A área em cinza será colorida e a área composta pelos cinco hexágonos ficará em branco para que ela possa escrever seu trabalho.



Adote para as questões de números 1 a 3: $\sqrt{3}=1,7$.


Questão 01

Com base nas informações apresentadas, a altura (2d) do cartaz deverá ser, em centímetros, aproximadamente, igual a




(A) 30.

(B) 32.

(C) 34.

(D) 36.

(E) 38.



Solução: (C)











REFERÊNCIAS PARA ESTUDO
DISCIPLINA SÉRIE / ANO BIMESTRE
Matemática
Geometria
5ª / 6º
Matemática
Geometria
6ª / 7º
Matemática
Geometria
7ª / 8º
Fonte:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.




***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







SIGA NAS REDES SOCIAIS




luizfbsampaio@gmail.com

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores