Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 09 - Vestibulinho Etec - 1° Semestre - 2.015

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A apresentação de motociclistas, dentro do globo da morte, é sempre um momento empolgante de uma sessão de circo, pois, ao atingir o ponto mais alto do globo, eles ficam de ponta cabeça. Para que, nesse momento, o motociclista não caia, é necessário que ele esteja a uma velocidade mínima ($v$) que se relaciona com o raio do globo ($R$) e a aceleração da gravidade ($g$) pela expressão: $v=\sqrt{R \; \cdot \; g}$, com $R$ dado em metros.

(http://tinyurl.com/globo-da-morte. Acesso em: 15.09.2014.
Original colorido)


Considere que no ponto mais alto de um globo da morte, um motociclista não caiu, pois estava com a velocidade mínima de $27\;km/h$.

Assim sendo, o raio do globo é, aproximadamente, em metros,

Adote: $g = 10\;m/s^{2}$



(A) $5,6$.

(B) $6,3$.

(C) $7,5$.

(D) $8,2$.

(E) $9,8$.



Solução: (A)







REFERÊNCIAS PARA ESTUDO
DISCIPLINA SÉRIE / ANO BIMESTRE
Matemática
Conteúdo: Números
6ª / 7º
Matemática
Conteúdo: Números / Relações
7ª / 8º
Fonte: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.















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