Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 48 - Vestibulinho Etec - 1° Semestre - 2.017

A caminho da erradicação da pobreza, para poder contemplar a todos com o direito à habitação, as novas edificações devem ser construídas com o menor custo e demandar cuidados mínimos de manutenção.

Um acontecimento sempre presente em edificações, e que torna necessária a manutenção, é o surgimento de rachaduras. Há muitas formas de surgirem rachaduras como, por exemplo, pela acomodação do terreno ou ocorrência de terremotos. Algumas rachaduras, ainda, ocorrem devido à dilatação térmica.

A dilatação térmica é um fenômeno que depende diretamente do material do qual o objeto é feito, de suas dimensões originais e da variação de temperatura a que ele é submetido.



Para um objeto como um muro, o acréscimo ou decréscimo da área da superfície do muro é calculado pela expressão:


$\Delta S=S_{0}\cdot \beta \cdot \Delta \theta $


Em que:

$\Delta S\rightarrow$ representa a variação (acréscimo ou diminuição) da área da superfície que o muro apresentará;

$S_{0}\rightarrow$ é a área original da superfície do muro, antes de ocorrer a dilatação térmica;

$\beta \rightarrow$ é uma constante que está relacionada com o material que foi utilizado em sua construção;

$\Delta \theta \rightarrow$ é a variação de temperatura à qual o muro é submetido.




Considere dois muros feitos com o mesmo material, sendo que o menor deles possui uma área de superfície igual a 100 m2, enquanto que o maior tem 200 m2.

Se o muro menor sofrer uma variação de temperatura de +20ºC e o maior sofrer uma variação de +40ºC, a variação da área da superfície do muro maior em relação à variação da área da superfície do muro menor, é



(A) quatro vezes menor.

(B) duas vezes menor.

(C) a mesma.

(D) duas vezes maior.

(E) quatro vezes maior.



Solução: (E)















***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







SIGA NAS REDES SOCIAIS




luizfbsampaio@gmail.com

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores