Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 36 - Processo Seletivo - Senai - 2.017

Processo Seletivo: Curso Técnico
Ano: 1º semestre de 2.017
Órgão: SENAI
Prova: CGE 2131



Considere um terreno retangular de área total igual a 384 m2, cuja medida do comprimento é igual a 20 metros a mais que a medida da largura. Deseja-se construir uma casa nesse terreno, cujo comprimento será igual à metade da medida do comprimento do terreno.


Nessas condições, qual será o comprimento da casa, em metros?


Dado: área do retângulo = comprimento x largura.


a. 16.

b. 10.

c. 12.

d. 6.

e. 32.



Solução: (a)



Considerando $x$ a medida da largura do terreno, então $x+20$ é a medida do comprimento do terreno, vide Figura 1.



Figura 1: Construção do retângulo que representa o terreno,
com as medidas indicadas no enunciado.


$\mathrm{\acute{A}rea}=\left ( \textrm{largura} \right )\times \left ( \textrm{comprimento} \right )$


$384=\left ( x \right )\times \left ( 20+x \right )$


$384=20\cdot x + x^{2}$


$x^{2}+ 20\cdot x-384=0$


$x=\frac{-20\pm \sqrt{20^{2}-4\cdot 1 \cdot \left (-384 \right )}}{2\cdot 1}=\frac{-20\pm \sqrt{400+1.536}}{2}=\frac{-20\pm \sqrt{1.936}}{2}=\frac{-20\pm \sqrt{2^{2}\cdot 2^{2}\cdot 11^{2} }}{2}=\frac{-20\pm \left (2\cdot 2\cdot 11 \right )}{2}=\frac{-20\pm 44}{2}$


$x=\frac{-20\pm 44}{2}\rightarrow \left\{\begin{matrix} x_1=\frac{-20-44}{2}=\frac{-64}{2}=-32\\ x_2=\frac{-20+44}{2}=\frac{24}{2}=12 \end{matrix}\right.$


Descartando o valor negativo (não existe medida de terreno negativa), temos que a largura do terreno é de $12\; \textrm{m}$, e o comprimento do terreno é de $32\; \textrm{m}$.


Se o comprimento da casa é metade da medida do comprimento do terreno, então:


$32\; \textrm{m} \div 2 = 16\; \textrm{m}$


O comprimento da casa é de $16\; \textrm{m}$.











***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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