Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 28 – Vestibulinho Etec (2° prova) – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.009

Observe a figura a seguir.




Sabendo-se que o quadrado menor possui 81 cm2 de área e que o lado desse quadrado corresponde a 1/4 do lado do quadrado maior, determine a área pintada do quadrado maior.


(A) 324 cm2.

(B) 1.215 cm2.

(C) 1.296 cm2.

(D) 3.280,5 cm2.

(E) 6.561 cm2.



Solução: (B)



Se o lado do quadrado menor tem $\frac{1}{4}$ do lado do quadrado maior, significa que o lado do quadrado maior foi dividido em 4 partes iguais. Então podemos quadricular o quadrado maior em 16 quadrados menores e iguais ao quadrado em branco.


Observe a Figura 1:


Figura 1: O quadrado maior quadriculado, conforme a medida do quadrado menor.


A área pintada corresponde a área de 15 quadrados menores.


Então:


$A_{pintada}=15 \times A_{quadrado\; menor}$


$A_{pintada}=15 \times 81=1.215\, cm^{3}$





Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Números.
5ª / 6°
Matemática
Conteúdo: Geometria / Relações.
5ª / 6°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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