Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 26 – Vestibulinho Etec (2° prova) – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.009

Um avião está voando paralelo ao solo, conforme ilustra a figura a seguir. Ao avistar a pista de pouso, inclina-se trinta graus em direção ao solo e percorre seis mil metros até tocá-la.


Antes de se inclinar para iniciar o pouso, a altura desse avião em relação ao solo é de


$\mathrm{Dado:}\; \mathrm{seno}\; \left ( 30^{\circ} \right )=\frac{1}{2}; \; \mathrm{cosseno}\; \left ( 30^{\circ} \right )=\frac{\sqrt{3}}{2}; \; \mathrm{tangente}\; \left ( 30^{\circ} \right )=\frac{\sqrt{3}}{3}$





(A) 6.000 m.

(B) 5.000 m.

(C) 4.000 m.

(D) 3.500 m.

(E) 3.000 m.



Solução: (E)



Segundo a imagem do enunciado a altura é um segmento perpendicular (ângulo de 90°) ao solo, desta forma temos um triângulo retângulo $BAC$ reto em A (o ângulo de 90° está localizado no ponto A), observe a Figura 1.


Figura 1: Indicações dos dados do enunciado.


Utilizaremos na resolução a relação trigonométrica do seno do ângulo:


$\mathrm{seno \; \left ( \hat{a}ngulo \right ) }=\frac{cateto \; oposto}{hipotenusa}$


Na Figura 1 o cateto oposto é o segmento $\overline{AB}$ e a hipotenusa é o segmento $\overline{BC}$, logo:


$\mathrm{seno \; \left ( 30^{\circ} \right ) }=\frac{\overline{AB}}{\overline{BC}}$


Substituindo os valores indicados no enunciado:


$\frac{1}{2}=\frac{\overline{AB}}{6.000}$


$6.000=2\; \cdot \; \overline{AB}$


$\overline{AB}=\frac{6.000}{2}=3.000$


Antes de inclinar para o pouso o avião estava na altura de 3.000 metros.





Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Geometria / Relações.
8ª / 9°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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