Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 21 – Vestibulinho Etec (1° prova) – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.009

Na bula de um determinado antibiótico, consta a seguinte informação:


Posologia
Crianças: administrar de 20 mg a 50 mg/kg/dia VO*, de 8/8h.

* por via oral

(Disponível em: http://www.pdamed.com.br/genericos/pdamed_0001_0018_00650.php Acesso em: 07.03.2009.)


Segundo a bula, para uma criança de 27 kg, a dose máxima desse antibiótico a ser administrada de 8 em 8 horas é, em miligramas,


(A) 500.

(B) 450.

(C) 400.

(D) 350.

(E) 300.



Solução: (B)



Segundo a bula a dose varia de 20 mg a 50 mg/kg/dia, desta forma a dose máxima está relacionada a 50 mg/kg/dia.


Se para cada quilograma da criança deve ser administrado 50 mg então para uma criança de 27 kg deve ser administrado: $27\; \mathrm{kg} \; \times \; 50 \; \mathrm{mg/kg/dia}=1.350 \; \mathrm{mg/dia}$.


Desta forma sabemos que no dia esta criança deve consumir $1.350 \; \mathrm{mg}$ do medicamento.


Se o remédio deve ser administrado de 8 em 8 horas, então em 1 dia de 24 horas, temos 3 doses $\left ( 24 \div 8 =3 \right )$.


Portanto estes $1.350 \; \mathrm{mg}$ do medicamento deve ser divido em 3 doses:


$1.350 \; \mathrm{mg} \div 3 =450 \; \mathrm{mg}$


Desta forma em cada dose deve ser administrada $450 \; \mathrm{mg}$ de medicamento.





Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Relações.
6ª / 7°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores