Água virtual é a quantidade de água gasta nos processos produtivos. Desse modo, ela está embutida nos produtos e nos serviços não apenas no sentido visível, físico; mas também no sentido “virtual”. É uma medida indireta dos recursos hídricos consumidos na produção de um bem.
Por exemplo, em 2003, o Brasil exportou 1,3 milhão de toneladas de carne bovina e, dessa maneira, acabou também exportando 19,5 km3 de água virtual.
Dados recentes da UNESCO dão conta de que o comércio global movimenta um volume anual de água virtual da ordem de 1 000 a 1 340 km3, sendo:
- 67% com o comércio de produtos agrícolas;
- 23% com o comércio de produtos animais;
- 10% com produtos industriais.
(Adaptado de: http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=5&proj=sabesp&pub=T&comp=Noticias&db=&DOCID=01DA58C98B0A62D7832571CA0046F76C Acesso em: 20.03.2009.)
De acordo com o texto, considerando o volume mínimo de água virtual relacionado ao comércio global de produtos animais, pode-se afirmar que, referente à exportação de água virtual proveniente da venda de carne bovina em 2003, a participação percentual do Brasil foi, aproximadamente, de
(A) 8,5%.
(B) 9,8%.
(C) 10,5%.
(D) 12,7%.
(E) 13,4%.
Solução: (A)
Segundo o enunciado o volume mínimo de água virtual é de $1.000$ km3.
Inicialmente calculamos quantos $x$ km3 equivalem $23\%$ de $1.000$ km3.
Aplicando um regra de 3:
km3 |
$\%$ |
$1.000$ |
$100$ |
$x$ |
$23$ |
$\frac{1.000}{x}=\frac{100}{23}$
$1.000 \; \cdot \; 23 = 100 \; \cdot \; x$
$23.000=100 \; \cdot \; x $
$x=\frac{23.000}{100}=230\; \mathrm{km^{3}}$
Na sequência temos que calcular quantos $y\%$ equivale $19,5$ km3 de $230$ km3.
Aplicando um regra de 3:
km3 |
$\%$ |
$230$ |
$100$ |
$19,5$ |
$y\%$ |
$\frac{230}{19,5}=\frac{100}{y\%}$
$230 \; \cdot \; y\%= 100 \; \cdot \; 19,5$
$230 \; \cdot \; y\%= 1.950$
$y\%=\frac{1.950}{230}=8,47826087... \% \cong 8,5 \%$
Então a participação percentual do Brasil foi de $8,5\%$.
Referência de Estudo |
Disciplina |
Série / Ano |
Bimestre |
Matemática |
Conteúdo: Relações. |
|
6ª / 7° |
3° |
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011. |
Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!
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