Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 03 – Vestibulinho Etec (1° prova) – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.009

Leia o texto e analise a figura


O Sol é uma fonte de energia térmica e luminosa. A energia térmica, na forma de calor, pode se propagar nos meios sólidos, fluidos e no vácuo, pelos processos conhecidos por condução, convecção e irradiação.


Em muitas residências são instalados aquecedores solares como o da figura, a fim de diminuir o gasto de energia com o uso de chuveiros elétricos. Esses aquecedores consistem em dois reservatórios de água (quente e fria) e em placas (coletores) solares.





Considerando as informações dadas, assinale a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir.


    
    Um tubo leva a água fria para as placas coletoras. Essas placas, por meio do processo da _______, são aquecidas pelos raios solares e aquecem a água pelo processo da ________.

    A água, agora quente, sobe para o reservatório adequado pelo processo da ______ , ficando assim disponível para um banho devidamente aquecido.




(A) convecção - irradiação - condução.

(B) irradiação - convecção - condução.

(C) condução - irradiação - convecção.

(D) irradiação - condução - convecção.

(E) condução - convecção - irradiação.



Solução: (D)



Segundo Nussenzveig (p. 171, 2.002):


Convecção: é o processo de transmissão de calor que ocorre em fluídos (líquidos e gases) em que o calor é transferido pelo movimento do próprio fluído, que constitui uma corrente de convecção.


Radiação: é o processo de transmissão de calor que ocorre por meio de radiação eletromagnética, que se propaga no vácuo.


Condução: é o processo de transmissão de calor que ocorre em meio material, mas diferente da convecção, sem que haja movimento do próprio meio material. Ocorre em sólidos e fluídos sob efeito de diferenças de temperatura.


Segundo o enunciado o Sol emite calor que é transmitido por meio de radiação que aquece a placa solar. A placa solar transmite o calor para o líquido por meio de condução. A água aquecida por meio da convecção gera uma corrente de convecção e conduz o calor até o reservatório.


Desta forma o que preenche as lacunas, na sequência, são irradiação, condução e convecção.





Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Ciências
Conteúdo: Tecnologia e sociedade.
8ª / 9°
Física
Conteúdo: Calor, ambiente e usos de energia.
2° (E.M.)
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.



Fonte:

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de Física Básica 2: Fluídos, Oscilações, Ondas e Calor. 4° ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2.002.

HALLIDAY, David. RESNICK, Jean Walker. Fundamentos de Física, vol. 2: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. 8° ed. Rio de Janeiro: LTC, 2.009.










***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores