Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 48 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.008


A pesca é um dos lazeres mais procurados. Apetrechos e equipamentos utilizados devem ser da melhor qualidade. O fi o para pesca é um exemplo. Ele deve resistir à força que o peixe faz para tentar permanecer na água e também ao peso do peixe.


Supondo que o peixe seja retirado, perpendicularmente em relação à superfície da água, com uma força constante, o trabalho


(A) será resistente, considerando apenas a força peso do peixe.

(B) da força resultante será resistente, pois o peixe será retirado da água.

(C) será indiferente, pois a força, sendo constante, implicará em aceleração igual a zero.

(D) poderá ser resistente em relação à força que o pescador aplicará para erguer o peixe.

(E) de qualquer força aplicada no peixe será nulo, pois força e deslocamento são perpendiculares entre si.



Solução: (A)



Sobre o peixe temos a ação de duas forças: a força peso $\overrightarrow{P}$ que é vertical para baixo e uma força $\overrightarrow{F}$ que é aplicado pela linha que é vertical para cima (vide Figura 1).



Figura 1: As forças envolvidas na situação do enunciado.



Observe que $\overrightarrow{P}$ e $\overrightarrow{F}$ possuem sentidos contrários. Considerando apenas a força $\overrightarrow{P}$ gerado pelo peixe o trabalho será de resistência, pois é contrário ao movimento.










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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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