Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 46 – Vestibulinho Etec (1° prova) – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.009


Na sua edição de 27 de julho de 2008, o jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa sobre o perfil do jovem brasileiro, a qual apresenta indicadores que contribuem com os estudos sobre a exclusão social no Brasil.



Para a pergunta “Você estuda?”, os dados obtidos foram:






Para os jovens que estudam foi feita a pergunta “Em que ano você está?”, e os dados obtidos foram:


Nível de Ensino Porcentagem
Ensino Médio 52%
Ensino Superior 20%
Ensino Fundamental 16%
Cursinho 4%
Pós-graduação 2%
Supletivo 2%
Outras 4%



De acordo com os dados fornecidos e admitindo que há cerca de 35 milhões de jovens brasileiros, então o número de jovens brasileiros que estão no Ensino Superior é


(A) 3 430 000.

(B) 3 570 000.

(C) 4 000 000.

(D) 7 000 000.

(E) 8 918 000.



Solução: (B)



Sabemos que 35 milhos pode ser escrito na forma 35.000.000, então inicialmente devemos calcular 51% de 35.000.000 para determinar a quantidade de jovens que estuda, conforme o gráfico do enunciado.


$51\% \; \mathrm{de} \; 35.000.000 = \frac{51}{100} \times 35.000.000=17.850.000$


Segundo a tabela devemos calcular 20% de 17.850.000 para determinar a quantidade de jovens que estão no Ensino Superior.


$20\% \; \mathrm{de} \; 17.850.000 = \frac{20}{100} \times 17.850.000=3.570.000$


Logo estão no Ensino Superior 3.570.000 jovens.



Calculando diretamente:


$20\% \; \mathrm{de} \; 51\% \; \mathrm{de}\; 35.000.000 = \frac{20}{100} \times \frac{51}{100} \times \; 35.000.000=3.570.000$



Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Relações.
6ª / 7°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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