Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 41 – Vestibulinho Etec (1° prova) – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.009


Considere um número inteiro positivo tal que quatro quintos da soma desse número com 36 é igual à diferença entre o dobro desse número e 6. A soma dos algarismos do número considerado é



(A) 11.

(B) 12.

(C) 13.

(D) 14.

(E) 15.



Solução: (A)



Partindo das orientações do enunciado realizaremos um passo a passo:


Texto Linguagem Matemática
um número inteiro positivo $x$
quatro quintos da soma desse número com 36 $\frac{4}{5} \cdot \left ( x+36 \right )$
é igual à diferença entre o dobro desse número e 6 $\frac{4}{5} \cdot \left ( x+36 \right )=2 \cdot x-6$



Obtermos a equeção:


$\frac{4}{5} \cdot \left ( x+36 \right )=2 \cdot x-6$


Resolvendo esta equação:


$4 \cdot \left ( x+36 \right )=5 \cdot \left ( 2 \cdot x-6 \right )$


$4 \cdot x+4 \cdot 36 =5 \cdot 2 \cdot x-5 \cdot 6$


$4 \cdot x+144 =10 \cdot x-30$


$144 + 30 =10 \cdot x- 4 \cdot x$


$174 =6 \cdot x$


$x= \frac{174}{6}=29$


Sendo $x=29$, somando os algarismos, obtemos, $2+9=11$, logo alternativa (A).



Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Números.
6ª / 7°
Matemática
Conteúdo: Números / Relações.
7ª / 8°
Matemática
Conteúdo: Números / Relações.
7ª / 8°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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