Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 27 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.008 Extemporâneo


Um goleiro chuta a bola que se encontra parada em seu campo em direção ao campo do adversário. A bola descreve a trajetória de uma parábola, dada pela função $h\left (t \right ) = -t^{2} + 10t$, sendo $t$ o tempo em segundos e $h\left (t \right )$ a altura atingida pela bola em metros. Após quanto tempo a bola tocará novamente o campo?




(A) 13 s

(B) 12 s

(C) 11 s

(D) 10 s

(E) 9 s



Solução: (D)



Observe na imagem que a bola quando toca o solo, depois do chute, temos: $h\left (t \right ) =0$.


Substituindo em $h\left (t \right ) = -t^{2} + 10t$, temos:


$0 = -t^{2} + 10t$


Resolvendo esta equação do 2º grau:


$-t^{2} + 10t=0$


$t\; \cdot \; \left (-t+10 \right )=0$


Logo:


$\left\{\begin{matrix} t=0\Rightarrow t_{1}=0\\ -t+10=0 \rightarrow t=10 \Rightarrow t_{2}=10\; s \end{matrix}\right.$


Observe que temos dois valores: $t_{1}=0$ que representa o início do chute quando a bola está no solo e $t_{2}=10\; s$ quando a bola retorna ao solo.


Na Figura 1 temos o gráfico da função $h\left (t \right )$:


Figura 1: Gráfico da função que descreve o chute do goleiro.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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