Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 22 – Vestibulinho Etec (2° prova) – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.009

Mariana, Carla e Gabriel estudam num colégio de São Paulo. Para serem aprovados, eles precisam obter, ao final do ano letivo, uma média maior ou igual a seis em cada disciplina, considerando-se as quatro avaliações bimestrais.


De acordo com a tabela a seguir, que contém as notas obtidas na disciplina de Geografia, os alunos aprovados foram


Aluno / Período 1° Bimestre 2° Bimestre 3° Bimestre 4° Bimestre
Mariana 8,0 6,5 5,0 5,5
Carla 6,0 4,0 5,0 7,0
Gabriel 9,0 8,0 4,0 6,5



(A) Mariana, Carla e Gabriel.

(B) Mariana e Carla.

(C) Carla e Gabriel.

(D) Mariana e Gabriel.

(E) Apenas Gabriel.



Solução: (D)



A média $\overline{x}_{aluno}$, de cada aludo é dado segundo a expressão:


$\overline{x}_{aluno}=\frac{nota_{1^{\circ}\; bimestre}+nota_{2^{\circ}\; bimestre}+nota_{3^{\circ}\; bimestre}+nota_{4^{\circ}\; bimestre}}{n^{\circ} \; de \; bimestres}$


Calculando as notas dos alunos:


$\overline{x}_{Mariana}=\frac{8,0+6,5+5,0+5,5}{4}=\frac{25,0}{4}=6,25$


$\overline{x}_{Carla}=\frac{6,0+4,0+5,0+7,0}{4}=\frac{22,0}{4}=5,5$


$\overline{x}_{Gabriel}=\frac{9,0+8,0+4,0+6,0}{4}=\frac{27,0}{4}=6,75$


Então os alunos aprovados foram Mariana e Gabriel.





Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Números / Relações
5ª / 6°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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