Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 19 – Vestibulinho Etec (2° prova) – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.009

A crise econômica, vivida pelos Estados Unidos, repercutiu na economia brasileira, implicando dentre outros aspectos o aumento cambial da moeda americana. Em agosto de 2008, US\$ 1,00 (um dólar) correspondia a aproximadamente R\$ 1,60 (um real e sessenta centavos). Em outubro de 2008, US\$ 1,00 (um dólar) correspondia a aproximadamente R\$ 2,10 (dois reais e dez centavos).


Baseando-se nas informações apresentadas, conclui-se que o índice de aumento do dólar em relação ao real corresponde a


Fonte: Internet / Site: http://oglobo.globo.com/economia/indicadores/ - Referência: dólar comercial


(A) 25%.

(B) 27,5%.

(C) 31,25%.

(D) 50%.

(E) 76,19%.



Solução: (C)



Observe ão passar de $R\$ \; 1,60$ para $R\$ \; 2,10$ temos uma aumento de $R\$ \; 2,10-R\$ \; 1,60=R\$ \; 0,50$.


Aplicando a regra de três para determinar a porcentagem $x$:


$R\$$$\%$
$1,60$$100$
$0,50$$x$



$\frac{1,60}{0,50}=\frac{100}{x}$


$x=\frac{0,50 \cdot 100}{1,60}=\frac{50}{1,60}=31,25$


Logo temos que o aumento é de $31,25\%$


A questão trata de uma variação de quantidades, então podemos utilizar o racíocício baseado na seguinte expressão:


$\% \; \Delta=\frac{V_{f}-V{i}}{V_{i}} \; \times \; 100 \; \%$


Onde: $\% \; \Delta$ é a variação da porcentagem; $V_{f}$ é o valor final e $V{i}$ é o valor inicial.


Segundo os dados do enunciado temos:


$\% \; \Delta=\frac{R\$ \; 2,10-R\$ \; 1,60}{R\$ \; 1,60} \; \times \; 100 \; \%$


$\% \; \Delta=\frac{R\$ \; 0,50}{R\$ \; 1,60} \; \times \; 100 \; \%=0,3125 \; \times \; 100 \; \%=31,25 \; \% $




Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Números / Relações.
5ª / 6°
Matemática
Conteúdo: Relações.
6ª / 7°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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