Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 18 – Vestibulinho Etec (2° prova) – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.009

A transformação de uma fração num número decimal pode resultar num decimal exato, ou seja, num numeral que tem um número finito de algarismos, ou resultar numa dízima periódica.


Dízima periódica é um numeral formado por infinitos algarismos que se repetem periodicamente.


Dada a expressão a seguir, determine o numeral decimal correspondente.


$\mathrm{A}=\frac{7}{3}+\frac{5}{2}$



(A) A = 0,4833... .

(B) A = 2,4 .

(C) A = 4,0833... .

(D) A = 4,833... .

(E) A = 48,33... .



Solução: (D)



A fração pode representar uma divisão, onde o numerador é dividido pelo denominado, então:


$\frac{7}{3}=7\div 3=2,333...$$\left[ 1 \right]$



Então $\frac{7}{3}$ é uma dízima periódica.


$\frac{5}{2}=5\div 2=2,5$$\left[ 2 \right]$



Então $\frac{5}{2}$ é um decimal exato.


Desta forma temos:


$\mathrm{A}=\frac{7}{3}+\frac{5}{2}=2,333...+2,5=4,833...$


$2,333...$
$+$$\underline{2,500...}$
$4,833...$



Então $\mathrm{A}=4,833...$.


Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Números.
5ª / 6°
Matemática
Conteúdo: Números.
6ª / 7°
Matemática
Conteúdo: Números.
7ª / 8°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores