Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 08 e Questão 09 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.008

CONSIDERE O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 8 E 9.




A necessidade de medir é quase tão antiga quanto a de contar. Quando o homem começou a construir suas habitações e a desenvolver a agricultura, precisou criar meios de efetuar medições. Para isso, ele tomava a si próprio como referência.

Foi assim que surgiram unidades de medidas tais como a polegada e o pé. Veja os seus valores correspondentes em centímetros:

1 polegada = 2,54 cm

1 pé = 30,48 cm

(Adaptado de: MACHADO, N.J. Vivendo a Matemática - Medindo comprimentos. São Paulo: Scipione)




Questão 08


O perímetro de um triângulo é de 79,6 cm. Dois de seus lados medem 25 cm e 16,5 cm. A medida do terceiro lado em polegadas é


(A) 12.

(B) 15.

(C) 22.

(D) 25.

(E) 32.



Solução: (B)



O perímetro é a soma dos lados, sendo um triângulo temos três lados.


Sendo $x$, o lado descolhecido temos:


$x+25+16,5=79,6$


$x=79,6-25-16,5=38,1 \; cm$


Se 1 polegada é igual a 2,54 cm, então seguindo uma regra de três temos:


polegadas centímetros
$1$ $2,54$
$x$ $38,1$



$\frac{1}{x}=\frac{2,54}{38,1}$


$38,1=2,54 \cdot x \Rightarrow x=\frac{38,1}{2,54}=15\; polegadas$


O terceiro lado deste triângulo tem 15 polegadas.





Questão 09


Durante um vôo, o piloto informou aos passageiros: - “O avião está a uma altitude de 3 000 pés”.


Logo, naquele momento, a altitude desse avião, em metros, era


(A) 9,144.

(B) 91,44.

(C) 914,4.

(D) 9 144.

(E) 91 440.



Solução: (C)



Aplicando uma regra de três


centímetros
$1$ $30,48$
$3.000$ $x$



$\frac{1}{3.000}=\frac{30,48}{x}$


$x=30,48 \cdot 3.000=91.440 \; cm$


Lembrando que 1 metro apresenta 100 cm. Aplicamos novamente uma regra de três:


centímetros metros
$100$ $1$
$91.440$ $x$



$\frac{100}{1}=\frac{91.440}{x}$


$100\cdot x=91.400 \Rightarrow x=\frac{91.440}{100}=914,4 \; m$


Então o avião está na altitude de 914,4 metros.











***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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