Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 49 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.007


A energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, em 2005, atingiu 88 milhões de MWh, o suficiente para suprir 86% do consumo anual do Estado de São Paulo, o maior centro industrial do Brasil. Essa foi uma das maiores produções da história da usina, marca superada apenas em 2 000, com cerca de 93 milhões de MWh e em 1 999, com 90 milhões de MWh.



Esses números mostram a importância da Usina Hidrelétrica de Itaipu para o Brasil e para o Paraguai, já que ela também supre 93% do consumo paraguaio, explica o diretor-geral brasileiro da hidrelétrica binacional, Jorge Samek.


Adaptado de: Acesso em: 02 ago. 2006. 




A energia em uma usina hidrelétrica sofre algumas transformações desde o instante em que se encontra na água contida na barragem até o momento em que chega aos nossos lares. A sequência correta dessas transformações de energia está apresentada na alternativa 


(A) energia elétrica, energia potencial gravitacional e energia térmica. 

(B) energia cinética, energia elétrica e energia potencial gravitacional. 

(C) energia potencial gravitacional, energia cinética e energia elétrica. 

(D) energia térmica, energia potencial gravitacional e energia cinética. 

(E) energia cinética, energia térmica e energia elétrica. 


Solução: (C) 


A água armazenada na barragem acumula energia potencial gravitacional devido a diferença de altura entre a barragem e a turbina. 


Quando a água passa pela tubulação até a turbina transforma a energia potencial gravitacional em energia cinética que gira a turbina. 


Então energia cinética é transformada, nos componentes da turbina, em energia elétrica



Fonte:

Usina Hidroelétrica - http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia2000/turmaA/grupo6/usina_hidroeletrica.htm - Acessado em 20 de outubro de 2.016. 

Energia Hidrelétrica - http://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm - Acessado em 20 de outubro de 2.016. 




***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores