Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 44 - Processo Seletivo - Senai - 2.016

Processo Seletivo: Curso Técnico
Ano: 2º semestre de 2016
Órgão: SENAI
Prova: CGF 2124
Fonte: Portal SENAI


Em uma movimentada rodovia, um motorista está trafegando no limite de velocidade da via quando visualiza um acidente repentino e breca o veículo, provocando uma desaceleração constante de 5 m/s2.


Se o automóvel percorre 62,5 metros até parar, qual a velocidade média em que ele trafegava?


a. 75 km/h.

b. 90 km/h.

c. 100 km/h.

d. 120 km/h.

e. 125 km/h.


Solução: (b)


Seguindo os dados e as orientações do enunciado obtemos a Figura 1.


Figura 1: Análise dos dados do enunciado.


Esta questão trata da aplicação da equação de Torricelli:


$v^{2}=v_{0}^{2}+2\cdot a\cdot \Delta S$


Onde $v$ é a velocidade final, que neste caso é nula $v=0$; $v_{0}$ é a velocidade inicial; $a$ é a aceleração, que neste caso $a=-5\; \frac{m}{s^{2}}$ e $\Delta S$ é a variação do espaço percorrido que neste caso $\Delta S=62,5\; m$.


$0^{2}=v_{0}^{2}+2\cdot a\cdot \Delta S$


$0^{2}=v_{0}^{2}+2\; \cdot \; \left ( -2 \right )\; \cdot \; 62,5$


$0^{2}=v_{0}^{2}-625$


$v_{0}=\sqrt{625}=25\; \frac{m}{s}$


Convertendo 25 m/s para km/h.


$25\; \frac{m}{s} \times \frac{1\; km}{1.000\; m} \times \frac{3.600\; s}{1\; h}=90\; \frac{km}{h}$


Na prática basta multiplicar 25 m/s por 3,6 para obter 90 km/h.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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